Grao de bico engorda ou emagrece?

Por conter muitas fibras, receitas de grão-de-bico podem sim ajudar no processo de emagrecimento. Causa uma sensação de saciedade que pode durar por horas.

Grão de Bico é um ingrediente encontrado em muitos pratos portugueses, quem não gosta de bacalhau com grão-de-bico? É considerado saudável e nutritivo, podes comprá-lo em frasco de vidro ou seco e ele pode fazer muitos pratos diferentes de forma fácil e rápida.


Quais as propriedades desta leguminosa ?

O grão de bico é uma leguminosa que oferece muitos benefícios à saúde. E claro como deves imaginar quando estamos saudáveis é mais fácil emagrecer.


Em 100 gramas de grão de bico, podemos encontrar 18g de proteínas vegetais, 59g de carboidratos e 120kcal. Abaixo vais perceber melhor o efeito do grão-de-bico no apetite, os benefícios de comer este alimento tão rico e descobrirás se o grão de bico engorda ou emagrece.


Benefícios

Rico em fibras, ferro, cálcio, proteínas e em vitaminas do complexo B, o grão de bico é uma leguminosa quase milagrosa, que traz diversos benefícios à saúde e podes e deve fazer parte da tua reeducação alimentar é um excelente substituto da proteína para quem faz dieta e não come carne. Além de ajudar no funcionamento do intestino, ele também ajuda a melhorar o humor. O grão-de-Bico possui uma substância chamada triptofano que aumenta a secreção de serotonina, causando a sensação de bem-estar e alegria.



Afinal, grão-de-bico engorda ou emagrece?


Efeito no Apetite.

Foi feito um estudo com um grupo de pessoas que queriam emagrecer. Neste estudo foi proposto que fosse feita a substituição de alimentos industrializados por grão-de-bico.

Algumas semanas depois ficou

comprovado que, quem deixou de comer alimentos processados e passou a comer grão-de-bico, passou a consumir menos alimentos pelo efeito de saciedade. Isto porque existem muitas fibras e proteína, e isso ajuda a saciar e emagrece, porque vais ter menos fome e isso vai diminuir o teu apetite.



Fibras, saciedade e níveis de glicose

É curioso, mas, a sensação de saciedade que se tem, faz as pessoas imaginarem que o grão-de-bico engorda, já que, ao comer, vais ficar com a sensação de satisfação. Esta leguminosa é um alimento a colocar na tua reeducação para emagrecer na tua dieta, devido à sua quantidade de fibras. Mas os benefícios das fibras do grão-de-bico podem ir além dos benefícios de outros alimentos. Num estudo recente, dois grupos de participantes adicionaram 30 gramas de fibras por dia. O grupo do grão-de-bico teve uma regulação melhor da gordura no sangue, incluindo níveis menores de colesterol LDL, colesterol total e triglicéridos.



Quantidade para Benefícios

Um estudo recente mostrou que podemos beneficiar dos grãos de bico mesmo comendo grandes quantidades e emagrecer mesmo assim. Este estudo, levou apenas uma semana de consumo de grão-de-bico e comprovou que melhora o control de açúcar no sangue e secreção de insulina nos participantes. E não é necessário comer mais que 100g por dia para ter este resultado e oferecer esses benefícios, mas se quiseres comer mais quantidades podes mesmo assim comer sem engordar.


Digestão

O grão-de-bico é um alimento que tu podes manter na tua lista de alimentos que não engordam e que ajudam na digestão. Entre 65-75% das fibras encontradas no grão-de-bico são insolúveis, então podem ser metabolizadas por bactérias no cólon para produzir quantidades relativamente grandes de ácidos gordos, que diminui o teu risco de problemas no cólon, incluindo

cancro. E claro, é importante lembrar que esta leguminosa conte também antioxidantes que trará grandes benefícios no teu processo de emagrecimento.



Concluindo

Quando usado como parte de uma dieta de redução de calorias, o grão-de-bico emagrece por aumentar a sensação de saciedade. Substituir alguns dos carboidratos refinados da tua dieta por grão-de-bico ou outros legumes podem ajudar a conseguir uma cintura mais fina. ATENÇÃO Cuidado com os acompanhamentos. Muitas vezes as pessoas acreditam que o grão-de-bico não engorda. E de facto não engorda, mas vai depender da forma como é cozinhado e o que juntas a esta leguminosa a cada refeição. Se acompanhares com arroz, pão muito azeite ou outro tipo de alimento muito calórico, vais engordar.


DICAS IMPORTANTES

Usa sempre como acompanhamento um legume verde cozido ou feito no forno, com folhas verdes ou como vou mostrar na receita a baixo com rebentos de soja ou folhas verdes. Dietas ricas em legumes como o grão-de-bico vão ajudar a perder mais peso que dietas sem legumes e também podem ajudar a melhorar a tua pressão arterial, níveis de colesterol, de acordo com um estudo publicado no “

European Journal of Nutrition” em fevereiro de 2011. Podes ter os benefícios na pressão arterial e colesterol mesmo que não queiras perder peso, de acordo com os autores do estudo.


Eu compro grão-de-bico seco e coloco a demolhar, como ensino na receita abaixo. Esta é a forma ideal, se quiseres aproveitar todos os benefícios para o emagrecimento desta leguminosa. Se por algum motivo não tiveres acesso a esta leguminosa em grão seco, aconselho que compres em frasco de vidro e nunca em lata. Alem de conter muitos conservantes e aditivos, as latas libertam substancias toxicas, alem de conterem grandes quantidades de açúcar. E isto vai dificultar o teu processo de emagrecimento e intoxicar o teu corpo.



Receita de salada de grão de bico



Tempo de preparação: 1 noite para demolhar+ 20 minutos

Tempo total de cozedura:45 minutos

Porções: 4



Ingredientes

3oo gramas de grão

1 pepino pequeno

2 tomates médios

Rebentos de soja

1 cebola pequena picada

3 Colheres de sopa de salsa picada

60 gramas de azeitonas

1 colher de sopa de sumo de limão

2 colheres de sopa de azeite

1 dente de alho

1 fio de vinagre balsâmico

Sal e pimenta a gosto



Modo de Preparação

1 -No dia anterior prepara o grão-de- bico. Numa tigela grande coloca o grão de bico com água fria e deixa de molho durante a noite. No dia seguinte escorre a água e coloca o grão-de-bico a cozer num tacho coberto com água e deixa cozer aproximadamente 45 minutos. Assim que tiver a teu gosto(eu gosto que derreta na boca) escorre a água e deixa arrefecer.


2 –Corta a cebola em juliana assim como o pepino e reserva. Retira as sementes do tomate e corta aos cubos. Numa saladeira coloca o grão e junta os ingredientes que acabaste de preparar, adiciona a salsa bem picadinha e as azeitonas.


3- Por ultimo numa tacinha pequena coloca o sumo de limão o azeite o alho esmagado ou picadinho como preferires, uma pitada de sal e pimenta a gosto, mistura muito bem.

Agora é só regar a salada e mexer muito bem e decora com rebentos de soja. Podes servir com uma salada de folhas verdes .


Serve a temperatura ambiente.



Gostaste da receita? Gostava de saber a tua opinião! Comenta aqui, na secção de comentários, as tuas dúvidas e sugestões.


Se ainda não me segues nas redes sociais, convido-te a seguir para receberes todas as novidades:

Youtube | Curso | Instagram | Facebook | Telegram



Cuida de ti com amor!









Lê ainda:

Coaching: https://www.angelicamendes.com/coaching


Baixa o meu ebook com exercícios para definires prioridades e um plano de ação para começares a dar os primeiros passos nesta jornada.


Ebook :https://bit.ly/35lYPDo


Partilha esta receita com as tuas amigas basta clicares neste ícone em baixo 🔗 e copiar o link.