Abacate engorda?

Como alcançar o peso ideal sem deixar de consumir gorduras saudáveis. Abacate é bom para quê? Abacate antes ou depois do treino? Abacate calorias e tabela nutricional.


Eu gosto de dizer que o abacate é a manteiga da mãe natureza. A grande dúvida em relação a este alimento está sempre em saber se posso ou não consumir esta fruta quando quero emagrecer. E sim, a resposta é que a partir de hoje esta liberada para comer abacate mesmo que queiras perder peso de forma definitiva e saudável. Vou também tirar todas as tuas dúvidas e responder às questões acima. E ensinar-te a fazer salada de abacate com espinafres.



O abacate engorda?


Este fruto tem uma densidade energética muito baixa, ou seja, tem poucas calorias por grama.

Por isso é permitido para quem esta a fazer dieta e entra perfeitamente na tua reeducação alimentar se queres perder peso e emagrecer. O corpo precisa de uma dose diária de gordura alimentar para funcionar corretamente é essencial para o funcionamento hormonal do corpo humano. Uma dieta deficiente em gorduras provavelmente causará diversos problemas, incluindo problemas do coração e cancro. Ao contrário do que muitos pensam o abacate não engorda, na verdade, ele é uma fonte rica de gorduras e proteína de fruta.



Benefícios do abacate


O abacate pode agir como anti-inflamatório natural e antienvelhecimento, além de reduzir os níveis de glicose no sangue diminuindo o stresse. Outra substância importante encontrada na fruta é o betositosterol, responsável no controlo da hormona do stresse, o cortisol. E o que tem a ver o stress com um processo de emagrecimento? Tudo, vou explicar-te. Quando os níveis de stress ou ansiedade no nosso dia a dia estão elevados, a probabilidade de comer de forma emocional sobe para 90%, mas também pode acontecer o contrário, perderes por completo o apetite. Se introduzirmos na tua dieta, alimentos que te ajudem a elevar os hormônios da boa disposição tudo vai ser mais fácil.



Abacate e calorias


Na geração de hoje, as pessoas têm muito medo de consumir gorduras, a diferença vai estar sempre na escolha do tipo de gordura que vais consumir, aprender a fazer boas escolhas é importante e o abacate é uma das escolhas saudáveis para quem quer emagrecer. As únicas gorduras que podem causar danos são as gorduras “processadas”. Como, por exemplo os óleos, que mesmo sendo vegetais são perigosas para a nossa saúde. Por isto evitar abacate, nozes, amêndoa ou outro tipo de alimento com medo de engordar esta completamente, errado.



Quantidade Por 100 gramas

Calorias 160

Gorduras Totais 15 g

Colesterol 0 mg

Sódio 7 mg

Potássio 485 mg

Carboidratos 9 g

Fibra Alimentar 7 g

Açúcar 0,7 g

Proteínas 2 g


Abacate ajuda a emagrecer ?

O abacate é rico em ômega 6, ômega 9 e ômega 7. Esses nutrientes mantêm o equilíbrio no organismo, auxiliando a perda de gordura corporal, além de saciar a fome. Um estudo conduzido pelo pesquisador Wien M (2013) mostrou que as pessoas que comeram abacate se sentiram 23% mais satisfeitas e tiveram um desejo 28% mais baixo de comer durante as próximas 5 horas, comparado com o grupo que consumiu outro alimento.


Abacate antes ou depois do treino ?

Muitas pessoas que fazem dieta de baixas calorias sofrem de diversos problemas orgânicos, ao contrário de pessoas que ingerem gordura na forma de manteigas cruas, castanhas, coco e abacates. Uma dieta de baixa caloria pode reduzir a eficiência do fígado e diminuir a contagem de colesterol “bom” no teu sangue. Então a resposta a esta pergunta é não importa se é antes ou depois, o importante é a quantidade de Calorias diárias consumidas em 24h. Além de ajudar na diminuição do colesterol mais conhecido como colesterol MAU.





Tabela nutricional

O abacate é rico em:

Cálcio

Potássio

Vitamina C

Fósforo

Manganês

Magnésio

Lipídios

Ferro

Cobre

Zinco

Vitamina E

Vitamina A (4, 5)

Concluindo

É importante desfazer os mitos ao redor da gordura alimentar, e um deles é que abacate engorda. É essencial incluir uma boa porção de alimentos ricos em gordura como abacates, coco, noz ou amêndoa, na tua dieta diária para ter uma alimentação equilibrada. Para de te preocupar com algo tão natural como os abacates, se me segues a algum tempo já sabes que se consomes os alimentos na sua origem, não vais ter problemas em introduzi-lo na tua reeducação alimentar para conseguires emagrecer. Resumindo, abacates não engordam, mesmo que sejam ricos em gordura, aproveita esta fruta deliciosa.


O abacate é bom para quê?


O abacate é bom para usar como substituído de alguns ingredientes que estamos habituados a consumir de forma industrializada, como, por exemplo para substituir molhos fazer húmus, paste, sopas frias, mousse de abacate. Eu gosto de usar de manhã ao meu pequeno-almoço, simples cortado as fatias em cima de uma tosta de arroz e queijo ricota, experimenta e depois diz-me o que achaste.


Agora vou ensinar-te a fazer salada de abacate com espinafres, uma combinação perfeita. Vamos a isso?


Salada de Abacate com Espinafres


Tempo de preparação:15 minutos

Tempo total de cozedura: 2 minutos

Porções: 6


Ingredientes

300g Espinafres

1 Alface vermelha

2 Abacates

2 Colheres de sopa de azeite

2 Colheres de chá de sementes de sésamo

Sumo de limão

Mostarda dijon





Preparação

1 -Lava muito bem os espinafres e a salada de alface. Se necessário corta a folhas de espinafres a medida das folhas de alface de forma a ficarem do mesmo tamanho. E reserva.


2 –Descasca os abacates, corta em fatias finas e espalha sobre a salada.

Numa frigideira em lume brando, coloca uma colher azeite e junta as sementes de sésamo e deixa alourar. Assim que começarem a ficar douradas retira de imediato da frigideira para não queimar.


3- Numa taça junta a colher de azeite o sumo de limão e a mostarda e as sementes de sésamo. Rega a salada com este molho e serve de imediato.


Agora conta-me: o que achaste desta receita?


Ajudou-te, tinhas consciência disto ou foi novidade para ti? Se tiveres questões adicionais ou quiseres simplesmente deixar a tua opinião, adoraria ter a tua opinião na secção de comentários!




Se ainda não me segues nas redes sociais, convido-te a seguir para receberes todas as novidades: Youtube | Facebook | Instagram |Telegram | Curso




Cuida de ti com amor!










Lê ainda:

Coaching: https://www.angelicamendes.com/coaching


Baixa o meu ebook com exercícios para definires prioridades e um plano de ação para começares a dar os primeiros passos nesta jornada.


Ebook :https://bit.ly/35lYPDo


Partilha esta receita com as tuas amigas basta clicares neste ícone em baixo 🔗 e copiar o link.